quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Plano de Ação Pedagógica (Michele e Monique)

Oi galera! Olhem o plano de ação pedagógica criado por mim e pela Monique. Ficou muito bom! Aproveitem. Beijos

1. TÍTULO: Conhecendo minha turma

2. LOCALIZAÇÃO: aplicável a uma turma de 3º ano.

3. TEMA: Trabalharemos com o conhecimento de si e do outro para que a turma desenvolva carinho e respeito por seus colegas, compreendendo a individualidade de cada um.

4. OBJETIVOS:
      -Conhecer os colegas, a fim de socializar-se com mais facilidade;
      -Expressar a visão que tem do colega, através de desenhos, respeitando as diferenças individuais;
      -Reforçar a auto-estima, encontrar seus pares e utilizar um recurso tecnológico para registrar momentos;
      -Aprimorar a criatividade, o conhecimento sobre si mesmo e seus colegas;
      -Reconhecer a sua voz e a dos colegas;
      -Desenvolver a coordenação motora fina, bem como as habilidades requeridas pelos programas utilizados;
      -Desenvolver a linguagem oral, escrita, corporal e a livre expressão artística;
      -Utilizar os recursos tecnológicos como ferramenta a seu favor para o sucesso na realização das atividades propostas;
5. JUSTIFICATIVA: O plano de ação será desenvolvido para que cada integrante da turma conheça o seu colega e o aceite da maneira como ele é, com defeitos e qualidades, respeito-o e integrando-o ao seu grupo de amigos. As atividades prevêem um reconhecimento da importância do uso das tecnologias como um dispositivo a favor da aprendizagem.

6. METODOLOGIA: O plano de ação será desenvolvido de forma coletiva com a turma. Cada um terá sua produção individual, mas que contribuirá na finalização do trabalho do colega.
Será trabalhado de forma integrada, visando aproveitar o laboratório de informática, os espaços da escola e a sala de aula. Assim como os conhecimentos básicos para com as novas tecnologias integrando com o conhecimento de si e do outro e a arte de fazer poesia.

7. RECURSOS:
7.1INFRA-ESTRUTURA DE INFORMÁTICA: O laboratório de informática deve conter um computador para cada aluno, cabo e câmera fotográfica, fones de ouvido com microfone, data show e em cada computador deverá conter os programas citados na item 7.2.
7.2 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS: Será utilizado para desenvolver o plano de ação os seguintes programas:

- Audacity;
- Movie Maker;
- Picasa;
- Paint ou Tuxpaint;

8. CRONOGRAMA:
1º DIA- DINÂMICA QUALIDADES E DEFEITOS (conhecendo meu colega)-
Neste dia a professora apresentará o plano de ação para a turma de forma geral, sem detalhar atividades para que surjam novas idéias ao longo do processo. Será realizado uma dinâmica onde cada aluno dirá sua maior qualidade e o seu maior defeito. Após, escreverá essa qualidade e esse defeito em um papel e colocará em uma caixinha. Depois que todos realizarem a atividade, a caixinha passará pelos alunos e cada um tirará uma qualidade e um defeito de seu colega, tentará descobrir de quem é, e depois falará um pouquinho sobre a amizade que tem com este colega. Também dará sua opinião sobre a qualidade e o defeito do colega, se acha justo ou não e porque.

2º DIA- MEU COLEGA NO TUXPAINT-
Junto com a turma e com o auxílio da professora, os alunos irão escolher um colega para desenhar(pode ser em forma de sorteio ou cada uma escolhe um). Então irão até o laboratório de informática, e utilizando o programa paint ou tuxpaint desenharão o seu colega, da forma que o enxergam.
Após, a finalização, as crianças irão trocar de computador e irão fazer modificações naquele desenho.
É importante lembrar que acima do desenho deve constar o nome do colega desenhado e abaixo os colegas que o desenharam. Também é muito importante que as crianças estejam conscientes que é uma atividade séria e que devem se colocar no lugar do colega e fazer o melhor que puderem, sem brincadeirinhas.

3º DIA- BOOK DE FOTOS NA ESCOLA-
Neste dia, as crianças serão divididas em grupos. Enquanto a professora encaminhará uma outra atividade ou na sala ou no pátio, um grupo por vez sairá pela escola e tirará fotos uns dos outros em lugares que gostam, fazendo poses diferentes, em que se achem muito bonitos e em lugares que se sintam felizes na escola. Podem tirar fotos com os melhores amigos também. A professora deverá tirar fotos da turma toda junta para lembrar o momento.

4º DIA- EDIÇÃO DE FOTOS NO PICASA
A professora, previamente, irá selecionar as fotos e colocar em todos os computadores. Ao chegar no laboratório de informática, os alunos irão olhar as fotos de todos os colegas juntos (pode ser cada um na sua tela ou no data show). Cada um irá escolher a foto de um colega (o colega será previamente sorteado) para editar. Após as crianças editarão as fotos no programa picasa, colocando efeitos, texto e outras coisas para deixar a foto com a cara do colega.

5º e 6º DIA- POESIA
Em sala de aula, os alunos criarão de forma coletiva uma poesia da turma com o auxílio da professora. A poesia deve constar o nome de todos os colegas e características sobre eles.

7º DIA- GRAVAÇÃO NO AUDACITY
No laboratório de informática, os alunos brincarão e irão conhecer o programa Audacity. Após, com a poesia em mãos, irão gravar a poesia construída pela turma com a sua voz (cada um fará uma gravação).

8º E 9º DIA- MOVIE MAKER
Previamente, a professora fará uma pasta em cada computador e colocará todos as fotos editadas e todos os desenhos produzidos pela turma e juntamente o arquivo do audacity. Sendo assim, cada um terá o desenho e a foto de todos da turma e o arquivo da sua voz.
Nos dias disponibilizados, as crianças criarão um vídeo, onde aparecerá toda a turma e suas produções narrado por cada aluno. Assim, o aluno que produzirá colocará as fotos que tirou do colega, o desenho que fez e o que ajudou a fazer, as fotos e desenhos de todos os outros colegas, a poesia construída pela turma e narrada por sua voz com os efeitos que desejar.

10º DIA- APRESENTAÇÃO
Neste dia a turma irá para um local que a escola disponibilizar com data show. Assim, cada aluno irá até o data show e apresentará o seu vídeo. Então todos irão ver as produções do colega e terão o direito de expor suas produções.
É importante que a professora faça um fechamento, conversando com os alunos sobre o quanto a turma se ajudou e interagiu para que o vídeo ficasse pronto.
A professora preparará ao longo da próxima semana,um cd para cada aluno com os vídeos de todos os colegas para guardarem de lembrança do plano de ação produzido. (se a escola não disponibilizar, os cds podem ser trazidos pelos alunos).

9. ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS:
A avaliação ocorrerá ao longo do processo, acompanhando se o aluno está se dedicando, está levando a sério a sua atividade e se está conseguindo desenvolver suas habilidades e a atividade no tempo proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário