quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sétima aula- 20/01/11

Bom galera, tudo um dia chega ao fim!
E Informática na Educação está sendo concluída hoje!!
Viemos à aula para apresentarmos nossos queridos blogs e também os planos de aula construídos!
Até agora, está sendo um show de idéias!!
Preciso confessar que foi muito cansativo vir até Bento todos os dias( sair às 16:30) e voltar todas as noites, desde o dia 03/01/11 (pois cursei também Psicologia de Grupos). Mas também foi muito divertido à companhia dos colegas, muito prazeroso saber que cursei mais duas disciplinas da minha grade curricular e muito gratificante receber o retorno de disciplinas com idéias e conteúdos muito bons.
Valeu muito a pena!!!
Um beijo bem grande e sucesso à todos!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Plano de ação pedagógica utilizando o AVA


Oii gente. Gostaram do meu plano e da Monique??
Ficou show né?
Então imagina utilizar o AVA ainda naquele planejamento?
Veja nossas idéias:

A partir do planejamento feito, como são crianças menores, seria mais complexo utilizar o AVA, mas pensamos em utilizar os seguintes recursos para o plano criado:

Mural:
A professora posta recados para a turma.
- O primeiro recado será com a explicação sobre o plano de ação e um convite para que participem;
- Os próximos recados podem conter diferentes motivações para que continuem a produzir com entusiasmo e que se divirtam com a atividade.

Cronograma:
Todo dia a professora colocará o que será desenvolvido na aula, com alguns segredinhos e perguntinhas para que fiquem curiosos sobre o que vai acontecer.

Webfólio:
Serão abertas algumas pastas para que os alunos postem suas produções, após concluídas. Exemplo:
- Fotos editadas;
- Poesia no Audacity;
- Imagens dos colegas no Tuxpaint;
- Vídeo pronto no Movie Maker.

Fórum:
No fórum, como são crianças menores, poderíamos utilizar para realizarem o comentário de como foi realizar aquela atividade (com produções de pequenos parágrafos), relatando o que foi feito e o que acharam da aula.
 

Aproveitem as dicas. Vale a pena. Beijos

Plano de Ação Pedagógica (Michele e Monique)

Oi galera! Olhem o plano de ação pedagógica criado por mim e pela Monique. Ficou muito bom! Aproveitem. Beijos

1. TÍTULO: Conhecendo minha turma

2. LOCALIZAÇÃO: aplicável a uma turma de 3º ano.

3. TEMA: Trabalharemos com o conhecimento de si e do outro para que a turma desenvolva carinho e respeito por seus colegas, compreendendo a individualidade de cada um.

4. OBJETIVOS:
      -Conhecer os colegas, a fim de socializar-se com mais facilidade;
      -Expressar a visão que tem do colega, através de desenhos, respeitando as diferenças individuais;
      -Reforçar a auto-estima, encontrar seus pares e utilizar um recurso tecnológico para registrar momentos;
      -Aprimorar a criatividade, o conhecimento sobre si mesmo e seus colegas;
      -Reconhecer a sua voz e a dos colegas;
      -Desenvolver a coordenação motora fina, bem como as habilidades requeridas pelos programas utilizados;
      -Desenvolver a linguagem oral, escrita, corporal e a livre expressão artística;
      -Utilizar os recursos tecnológicos como ferramenta a seu favor para o sucesso na realização das atividades propostas;
5. JUSTIFICATIVA: O plano de ação será desenvolvido para que cada integrante da turma conheça o seu colega e o aceite da maneira como ele é, com defeitos e qualidades, respeito-o e integrando-o ao seu grupo de amigos. As atividades prevêem um reconhecimento da importância do uso das tecnologias como um dispositivo a favor da aprendizagem.

6. METODOLOGIA: O plano de ação será desenvolvido de forma coletiva com a turma. Cada um terá sua produção individual, mas que contribuirá na finalização do trabalho do colega.
Será trabalhado de forma integrada, visando aproveitar o laboratório de informática, os espaços da escola e a sala de aula. Assim como os conhecimentos básicos para com as novas tecnologias integrando com o conhecimento de si e do outro e a arte de fazer poesia.

7. RECURSOS:
7.1INFRA-ESTRUTURA DE INFORMÁTICA: O laboratório de informática deve conter um computador para cada aluno, cabo e câmera fotográfica, fones de ouvido com microfone, data show e em cada computador deverá conter os programas citados na item 7.2.
7.2 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS: Será utilizado para desenvolver o plano de ação os seguintes programas:

- Audacity;
- Movie Maker;
- Picasa;
- Paint ou Tuxpaint;

8. CRONOGRAMA:
1º DIA- DINÂMICA QUALIDADES E DEFEITOS (conhecendo meu colega)-
Neste dia a professora apresentará o plano de ação para a turma de forma geral, sem detalhar atividades para que surjam novas idéias ao longo do processo. Será realizado uma dinâmica onde cada aluno dirá sua maior qualidade e o seu maior defeito. Após, escreverá essa qualidade e esse defeito em um papel e colocará em uma caixinha. Depois que todos realizarem a atividade, a caixinha passará pelos alunos e cada um tirará uma qualidade e um defeito de seu colega, tentará descobrir de quem é, e depois falará um pouquinho sobre a amizade que tem com este colega. Também dará sua opinião sobre a qualidade e o defeito do colega, se acha justo ou não e porque.

2º DIA- MEU COLEGA NO TUXPAINT-
Junto com a turma e com o auxílio da professora, os alunos irão escolher um colega para desenhar(pode ser em forma de sorteio ou cada uma escolhe um). Então irão até o laboratório de informática, e utilizando o programa paint ou tuxpaint desenharão o seu colega, da forma que o enxergam.
Após, a finalização, as crianças irão trocar de computador e irão fazer modificações naquele desenho.
É importante lembrar que acima do desenho deve constar o nome do colega desenhado e abaixo os colegas que o desenharam. Também é muito importante que as crianças estejam conscientes que é uma atividade séria e que devem se colocar no lugar do colega e fazer o melhor que puderem, sem brincadeirinhas.

3º DIA- BOOK DE FOTOS NA ESCOLA-
Neste dia, as crianças serão divididas em grupos. Enquanto a professora encaminhará uma outra atividade ou na sala ou no pátio, um grupo por vez sairá pela escola e tirará fotos uns dos outros em lugares que gostam, fazendo poses diferentes, em que se achem muito bonitos e em lugares que se sintam felizes na escola. Podem tirar fotos com os melhores amigos também. A professora deverá tirar fotos da turma toda junta para lembrar o momento.

4º DIA- EDIÇÃO DE FOTOS NO PICASA
A professora, previamente, irá selecionar as fotos e colocar em todos os computadores. Ao chegar no laboratório de informática, os alunos irão olhar as fotos de todos os colegas juntos (pode ser cada um na sua tela ou no data show). Cada um irá escolher a foto de um colega (o colega será previamente sorteado) para editar. Após as crianças editarão as fotos no programa picasa, colocando efeitos, texto e outras coisas para deixar a foto com a cara do colega.

5º e 6º DIA- POESIA
Em sala de aula, os alunos criarão de forma coletiva uma poesia da turma com o auxílio da professora. A poesia deve constar o nome de todos os colegas e características sobre eles.

7º DIA- GRAVAÇÃO NO AUDACITY
No laboratório de informática, os alunos brincarão e irão conhecer o programa Audacity. Após, com a poesia em mãos, irão gravar a poesia construída pela turma com a sua voz (cada um fará uma gravação).

8º E 9º DIA- MOVIE MAKER
Previamente, a professora fará uma pasta em cada computador e colocará todos as fotos editadas e todos os desenhos produzidos pela turma e juntamente o arquivo do audacity. Sendo assim, cada um terá o desenho e a foto de todos da turma e o arquivo da sua voz.
Nos dias disponibilizados, as crianças criarão um vídeo, onde aparecerá toda a turma e suas produções narrado por cada aluno. Assim, o aluno que produzirá colocará as fotos que tirou do colega, o desenho que fez e o que ajudou a fazer, as fotos e desenhos de todos os outros colegas, a poesia construída pela turma e narrada por sua voz com os efeitos que desejar.

10º DIA- APRESENTAÇÃO
Neste dia a turma irá para um local que a escola disponibilizar com data show. Assim, cada aluno irá até o data show e apresentará o seu vídeo. Então todos irão ver as produções do colega e terão o direito de expor suas produções.
É importante que a professora faça um fechamento, conversando com os alunos sobre o quanto a turma se ajudou e interagiu para que o vídeo ficasse pronto.
A professora preparará ao longo da próxima semana,um cd para cada aluno com os vídeos de todos os colegas para guardarem de lembrança do plano de ação produzido. (se a escola não disponibilizar, os cds podem ser trazidos pelos alunos).

9. ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS:
A avaliação ocorrerá ao longo do processo, acompanhando se o aluno está se dedicando, está levando a sério a sua atividade e se está conseguindo desenvolver suas habilidades e a atividade no tempo proposto.

Sexta aula- 19/01/11- AVA

Olá galera!!
Hoje a aula foi bem legal, to digitando diretamente do meu quarto, mas que belezaa hein?
Aula à distância hehehe
Deu tempo pra terminarmos o Plano de Ação a ser apresentado amanhã na aula e também deu tempo pra pesquisar um pouco sobre AVA, conhece?
Veja os principais conceitos e características que eu encontrei: sobre AVA:
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais.
- Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos." (Educação a distância na internet - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)
Bom, o que compreendi lendo alguns artigos e textos que encontrei é que um AVA deve contribuir para a interação e autonomia das pessoas, onde possam lançar diferentes formas de estratégias de aprendizagem. Deve ser visto como um apoio para a aprendizagem.
Bom galera, até mais. Beijocas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quinta aula- 18/01/11

Olá gente! Tudo certinho??
Bom, hoje enfim, conseguimos gravar nossas histórias no Audacity.
Confesso que é muito estranho ouvir minha própria voz mas, é bem divertida a experiência.
Chegou a ser engraçada a aula, um colega que parece estar rezando, um outro que cantou óperas acredita?? E fora os vários outros que ficam cochichando para ninguém ouvir (assim como eu) hehehehe
Mas enfim, criei minha historinha baseada na música Aquarela de Toquinho e com as imagens que eu criei no Tuxpaint.
Como eu já domino o programa do Movie Maker, foi muito fácil.
É um programa muito interessante.
Estão proibidos de dar risada da minha voz! Só eu posso rsrsrsrsrsr
Beijos galera.
Olhem meu videozinho, não esqueçam!
Beijocas

Aprendizes do futuro: As inovações começaram!

Olá gente!
Na aula do dia 17/01 realizei a leitura do texto Aprendizes do futuro: as inovações começaram!
Apesar do artigo ser muito bom, eu consegui concluir a leitura somente na manhã do dia 18/01..pois é um texto muito extenso.
Então estou postando apenas agora hehehe
É possível perceber muitas coisas com esta leitura. Veja meu relato:
Após realizar a leitura do artigo: Aprendizes do futuro: as inovações começaram! é possível perceber o quanto o uso do computador interfere no desenvolvimento de habilidades, seja através de jogos, de escrita ou simplismente em um desenho. Causando interferências e novas descobertas na vida da criança como o aprender pela tentativa e erro, como a percepção dos diferentes recursos tecnológicos em sua vida e que eles são os portadores do domínio desta tecnologia.
A informática deve ser um aliado do professor, para auxiliar no desenvolvimento de atividades e habilidades,para enriquecer as aulas, fazendo com que as mesmas sejam mais motivadoras, e não deve ser visto como um concorrente. A informática não resolverá todos os problemas, e pode servir tanto para educar como para deseducar, vai de cada professor a criativdade suficiente para integrar suas aulas de forma que atraia e contribua para o desenvolvimento de seu aluno.
O texto aborda, a aprendizagem por projetos, sou totalmente a favor, das aulas pensadas a partir de projetos, que são pensados pelo interesse dos alunos. Trabalho com este tipo de projeto e da super certo, é muito prazerozo ser um mediador, e perceber o quanto eles se motivam por trabalhar com o que gostam. O professor é aprendiz como os alunos, ele media as aprendizagens mas, todos contribuem para a construção da aula.

Gostaram? Vale a pena ler o artigo. Fica ai minha sugestão.
Beijinhos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Quarta aula- 17/01/11

Olá! Tudo bem galera?
Pois é, hoje nossa aula foi bem diferente do que o normal.
Estava programado para trabalharmos com o programa Audacity, imagina só, iriamos gravar uma história com nossa própria voz.
Mas, ocorreu um problema..Os computadores aqui do campus, onde foi instalado o programinha, não foram testados para que o programa funcionasse com qualidade e nossa atividade ficou para amanhã. Então..paciência!
Ficamos esperando para ver se teria solução, enquanto isso..fiz umas modificações no blog..
Curtii um sonzinho de Chimarruts (mesmo não sendo muito fã de reggae) hehe
E agora estou fazendo pesquisas no google.
Acredita que há várias maneiras diferente para pesquisar?
Cada caractere colocado à mais ao lado da palavra, aparecem resultados diferentes?
Veja o resultado com as palavras: SOFTWARES EDUCACIONAIS.

Softwares educacionais
Aproximadamente 84.000 resultados (0,12 segundos) 
 Softwares - educacionais (0,14 segundos) 
Aproximadamente 84.000 resultados
"Softwares educacionais"
Aproximadamente 19.000 resultados
Softwares + educacionais
Aproximadamente 811.000 resultados (0,36 segundos)
Nossa..que diferença hein?
Em breve, mais notícias sobre nossa aula!
beijocas =*

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OAs?? 14/01/11

Sim, essa foi a minha primeira reação..OAs?? Que bicho é isso??
Na verdade, é a nossa segunda atividade da aula de hoje.
OAs são objetos de aprendizagem. Alguns exemplos para pesquisa são os seguintes:

Após ter explorado os objetos de aprendizagens sugeridos pela profe. Veja o que eu escolhi para analisar:
Repositório escolhido: PROATIVA
Objeto de aprendizagem escolhido: HISTÓRIAS FANTÁSTICAS
Áreas de conhecimento contempladas pelo objeto de aprendizagem escolhido: LINGUAGEM- Escrita e leitura
Habilidades que o usuário deve apresentar para utilizá-lo: Conhecimento básicos da escrita e leitura
Possibilidades de apoio ao processo de aprendizagem: No ínicio do processo de escrita e leitura a criança necessita ser motivada por vários recursos diferentes, e a criação de histórias com ilustrações é um ótimo recurso.
Estratégia pedagógica para explorar esse objeto de aprendizagem: Livremente as crianças podem explorar o OA, brincando com os personagens e criando histórias visuais. Após, escolherão uma história criada para relatar aos colegas e o último passo é escreve-la do seu jeito.
Pode ser usada no 1º ano do ensino fndamental com a oralidade e a partir do 2º ano com a escrita.

Adorei o recurso, Beijooos =* Bom findi galera

 

Terceira aula 14/01/11 - Leitura de artigo

Olá pessoal!
Bom, a nossa terceira aula, teve um certo imprevisto.
Como moro em Caxias do Sul e estou fazendo disciplina de férias em Bento Gonçalves, para chegar em Bento às 18:00 é necessário que eu, o Danimar e a Monique saimos de Caxias aproximadamente pelas 16:30, para passar em Farroupilha buscar a Claúdia e chegar com antecedência ao Campus.
Pois bem, hoje não houve tempo de buscar a Claúdia, pois o carro em que nos deslocávamos, resolveu empacar logo que saímos de Caxias, um pouco antes do pedágio de Farroupilha.
Conseguimos ajuda e arrumamos o carro mas,quando terminamos já era aproximadamente 19:50.
RESULTADO: Voltamos para nossas casas e vamos interagir com a turma à distância.

E para começar realizei a leitura do artigo: JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS de Rafael Savi e da Dra. Vania Ribas.
Um artigo muito bom, que evidencia o lado bom dos jogos educacionais, tanto internet como video game, entre outros.
Na minha infância e adolescência (assim como na dos meus irmãos mais velhos), video game não pudia nem ser comentado aqui em casa, que dirá alguém cogitar a possibilidade de ter um.
Minha mãe principalmente, era totalmente contra.Pra ela, video game tirava toda a atenção e também os momentos de diversão das crianças.
Crianças com video game para ela, se tornavam lentas,e algumas até doentes.
Um pouco não deixa de ser verdade mas, ela sempre foi exagerada. heheheh
Essa é uma das reclamações de muitos pais e professores ainda, pois crianças e adolescentes se dedicam horas e horas para seus jogos, enquanto poderiam estar fazendo outras coisas.
Ai, eu já acho que depende dos pais e professores apresentarem outros recursos para seus filhos e alunos.
Apesar da minha mamãe proibir o video game, eu tenho computador desde os 8 anos de idade, mas quando pequena e adolescente sempre tive horários para a utilização do mesmo. Assim como a televisão. E mesmo assim, nunca deixei de fazer atividades em casa, fora de casa, as da escola e ler muito livros.
O computador me auxiliou em muitas coisas, desde a realização de pesquisas, e até mesmo com os jogos educativos, que trazem o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, mobilidade, etc..
O artigo comenta alguns benefícios que os jogo educativos trazem, como por exemplo: o efeito motivador; é facilitador ao aprendizado; o desenvolvimento de habilidades cognitivas; o aprendizado por descoberta; a experiência de novas identidades; socialização; coordenação motora; coordenação expert.
E assim como professora, é possível questionar-me, o quão mais fácil é trabalhar uma criança que já manuseia estes jogos educativas do que uma que nunca teve contato?
Estamos vivendo uma nova realidade, uma nova era tecnológica, é necessário valorizar esses novos recursos que nos apresentam e também tornar mais motivador e atrativo o ambiente em que acolhemos nossos alunos: a sala de aula.

Bom, era isso sobre esse artigo. Não deixem de ler.É muito bom.
Beijinhos!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jogos do Menino Curioso (13/01/11)

A última atividade utilizada no dia de hoje foram os jogos do menino curioso. São vários joguinhos de quebra-cabeça, de o que é o que é, de pelças embaralhadas, de palavras e letrinhas. São jogos bem interessantes para serem trabalhados na educação infantil e outros até o 1º ano do ensino fundamental.
Me identifiquei com o JOGO LETRINHAS. Pode ser usado como fixação do alfabeto. Após trabalhar com as letras de forma lúdica, a criança pode descobrir figuras e palavras para associar a letrinha que aprendeuou o numeral.
Também gostei muito do JOGO FIGURINHAS DO CURIOSO, que a criança precisa associar a letra à figura. É um jogo de estimulação para a leitura. Muito legal!
Até a próxima! Beijinhos

História em quadrinhos da Turma da Mônica (13/01/11)

Hoje em nossa aula também exploramos o programa QTMDEMO onde é possível criar histórias em quadrinhos com a Turma da Mônica!
Eu como apaixonada por essa turminha, amei a idéia! Assim, eu posso criar novos recursos e portadores textuais para enriquecer minha aulas. Veja minha primeira criação:


Beijinhos!!

Programa Tuxpaint (13/01/11)

Hoje tivemos uma aula bem diferente!
Iniciamos trabalhando com um programa novo, um tal de Tuxpaint.
Muito interessante para trabalhar com crianças de educação infantil e séries iniciais.
Lá você pode usar muitos recursos para criar imagens.
Eu criei algumas imagens para ilustrar um trecho da música Aquarela de Toquinho e ficou bem bonito:
"...Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
...Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

...De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

...Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

...E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

...Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Análise sobre o texto O CYBERALUNO (12/01/11)

É possível perceber após ler o texto O cyberaluno de Claudemir Belintane, o quanto as novas tecnologias invadiram a vida das pessoas. O auto exemplifica no início do texto, meninos de periferia fascinados em lan houses. Sendo assim,fica evidente que a escola convive com certos conflitos mas, geralmente não há consciência sobre eles, pois há falta de diálogo, há falta de informação, há falta de orientação.
O computador, a internet em si, traz milhões de recursos favoráveis as pessoas, se utilizados de forma adequada. E pode ser compreendido como uma riquíssima forma para prender a concentração de alguns. Geralmente, porque os dias na escola se tornam monótonos e sem recursos para prender a atenção desses jovens e crianças, fazendo com que procurem atrativos muito melhores nas novas tecnologias.
Segundo o texto: “A escola contemporânea parece ter embarcado plenamente na imagem de que é o estudo da cultura escrita ocidental que deve ser objeto de estudo nas escolas. Os suportes gráficos- o livro, o caderno e o quadro negro- constituíram a tecnologia básica das salas de aula.” Mas como diz o texto, o livro, o caderno e o quadro negro são apenas o básico, e cabe ao professor fugir desse básico e inovar em sua aula, pois nos tempos em que vivemos, os alunos já não querem mais apenas o básico, eles necessitam do novo, do diferente, do inovador.


Primeira aula 12/01/11

Como acadêmica do curso de Pedagogia e modadora de Caxias do Sul, me interessei em cursar disciplina de férias neste semestre, então juntamente com alguns colegas, viajaremos todos os dias para cursar Informática na Educação em Bento Gonçalves.
Chegando ao Campus nos deparamos com aproximadamente 22 colegas e uma professora bem receptiva. Conversamos um pouco sobre o que ocorreriam nos próximos encontros e o que seria trabalhado em aula.
Realizamos a leitura do texto: O cyberaluno do autor Claudemir Belintane e após escrevemos uma análise crítica utilizando o programa Googledocs. O texto foi compartilhado e comentado por alguns colegas da turma, trocando idéias e entendimentos sobre o texto.
Após, criamos este blog, com o intuito de realizarmos postagens com nossas aprendizagens durante a disciplina.

Então, por hoje é só!
Beijinhos ;)